Quero adotar um bichinho. E agora?

Antes de pensar em adotar um animal de estimação, você deve se lembrar de algumas questões muito importantes. Abaixo, listamos alguns assuntos sobre os quais você deve refletir antes de tomar qualquer decisão.

 

Idade

Com o avanço da Medicina Veterinária, os animais têm vivido cada vez mais. Alguns tamanhos e raças de cães e gatos vivem por volta de 20 anos. Então, você deve refletir: com que idade estarei daqui 20 anos? Como estará minha vida em 20 anos? Haverá espaço para cuidar um bicho velhinho?

Dinheiro

Além  de ração, vacinas,castração, banho, tosa, cama, comedouros, guia, coleira, arranhadores, brinquedos e toda a estrutura, sempre haverá alguma emergência. Você terá como lidar financeiramente com qualquer tipo de gasto que esse animal venha a ter?

Tempo

Seu animal precisará de uma dedicação de tempo diariamente. Ele precisa de atenção, conversa, brincadeira, carinho. Precisa ser alimentado. Precisa que seu comedouro e bebedouro sejam lavados todos os dias. Precisa que seu ambiente seja limpo, e seu pelo seja cuidado. Precisa passear e conhecer outras pessoas e animais. Você tem tempo para isso?

Viagens

Você viaja muito? Com quem vai deixá-lo? Tem dinheiro para levá-lo com você? Tem dinheiro para bancar um hotel para ele?

Paciência

Qualquer animal que você adotar precisará de um período de adaptação às regras de sua casa. Se for filhote, precisará de ainda mais paciência de sua parte, pois terá um comportamento muito infantil e viverá tentando criar as próprias regras. Você está pronto para isso?

Família

As pessoas que moram com você concordam com a sua decisão de adicionar um membro à sua família? Isso deve ser discutido à exaustão, para que todos entrem em um consenso sobre as regras que o animal deverá seguir e espaços que poderá frequentar.

Conhecimento

Você sabe o suficiente sobre a espécie que você está adotando? Tem lido bastante sobre ela? Tem conversado com quem sabe mais que você, buscando novas informações?

Toda essa preparação deverá ser feita com muito carinho e dedicação. Animais não são objetos, e você não pode se desfazer deles como faria com um móvel velho.

Adotar um animal é um gesto de amor. Mas é, sobretudo, um gesto de responsabilidade.

Deixe um comentário